coisinhas

Dicas e tipos de parcerias para blog.

08:05 Carol Bazei 6 Comments



Yeaah, tudo bem com vocês? Espero que SIMM. O post de hoje é especialmente pra você, blogueira iniciante.



Sempre da aquele friozinho na barriga quando o assunto é parceria, seja ela com lojas, empresas etc. Sempre surgem dúvidas em relação a isso, de como conseguir uma parceria, se você deve ir atrás ou não... mas calma, vou dar algumas dicas e mostrar pra vocês os tipos de parcerias.


Primeiro vamos começar com: O que não pode fazer.

Nunca, never, これまで, Jamais faça isso:
  
Nunca diga que você quer fazer uma parceria mas seu blog/canal ainda está começando, que ele ainda é pequeno, e blá blá blá.

Se você mandou email pra loja, ESPERE, se ela não te respondeu, NÃO MANDEI OUTRO EMAIL. não insista em mandar vários emails. 



Qual o momento certo pra pedir uma parceria?


Na verdade, não tem um momento certo, Se seu blog é bem informado, tem um layout bacana, organizado, tem um cronograma de posts, tem um publico x... isso já é um belo passo pra você ir atrás de parceiros. 


Como pedir parceria?

Algumas lojas tem em seu próprio site um lugarzinho para as blogueiras, você preenche uma "fixa" com seus dados, seu blog, e fala sobre o seu site.
*Mande um email: Fale do seu blog, qual o seu publico alvo, quantos seguidores você tem, apresente seu blog. Nunca escreva um texto enorme, seja direta e objetiva. 

Meu nome é (fulana) sou de (lurgarzinho), tenho um blog chamado (naosei).
Tenho interesse em fechar uma parceria com a (lojatal).
Em meu blog abordamos os seguintes assuntos, (coloque do que seu blog se trata, Ex: moda, beleza.. etc) 
Até o momentos temos X seguidores no instagram, X seguidores no blog, x seguidores no facebook etc
Recebemos em média X visualizações por dia, onde x% do tráfego vem do (ex: facebook).
Creio que uma parceria entre meu blog e a loja (tal) seria benéficas para ambos.
Podemos conversar melhor sobre? 

Att (seu nome)  


Em primeiro lugar, saiba que seu blog tem valor. Você escreve, tira fotos, edita... Se faz isso com qualidade, com certeza dá bastante trabalho, né? então VALORIZE-SE! Não precisa chamar todo mundo de parceiro ta?

Tipos de parcerias.

PERMUTA: Ocorre muito entre blogs pequenos, empresas e lojas. Consiste basicamente no envio de produtos para que a blogueira possa fazer resenha, contar para os leitores que está usando, etc.
É importante que você tenha em mente que você não recebe um produto para falar bem dele. Aliás, em regra, o mero recebimento de um produto não te "obriga" a falar dele no blog. Claro, se você combinou com a empresa previamente que faria resenha dele, então você deve fazer Se não gostou do produto, diga isso a seus leitores.
Mas atenção! Tenha ética! Nada de chegar "esculhambando" um produto em seu blog, muitas vezes um um produto não deu certo com você, mas dá certo com outras pessoas, então tenha bastante cuidado.
Permutas são interessantes porque se você tem um blog do nicho de cosméticos, por exemplo, não precisa comprar aquele determinado produto para poder resenhar para seus leitores

PUBLIEDITORIAL: Basicamente é uma postagem paga. A empresa te paga para publicar determinado texto em seu blog, ou para que você escreva sobre algo para ela. SEMPRE temos que ser honestos com nossos leitores. Portanto, se alguém está pagando para você publicar algo, deixe isso bem claro com eles, nada de mascarar isso, certo?
Muita gente afirma que publieditorial é venda de opinião, e muitos blogueiros mal intencionados fazem isso sim. Publieditoriais são meios de publicidade em blogs, mas por se encontrarem inseridos no texto, devem ser sinalizados.
 Não misture permutas com publieditoriais! Você receber um produto da uma loja e faz resenha sobre ele, OK, basta. Não é necessário que você poste texto pronto nenhum, muito menos chame a loja de sua "parceira" ou coloque banner da loja em seu blog.

BANNER: Esse eu acredito que todos conheçam. É a forma publicitária mais comum. São imagens  que você insere eu seu blog que direcionam a determinado link. Ocupam espaço em seu blog, portanto devem pagar para estar lá.  Aqui no blog, por exemplo, temos banner do Google Adsense.

Ainda tem dúvida? deixa aqui nos comentários, curta e conta pra gente o que achou do post.  

Você também vai gostar:

6 comentários:

  1. Adoramos o post muito bem explicado ♥
    yeahvouarrasar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei,amei não sabia q existia tipos de parcerias bjos.
    becodoossonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Haa você salvou meu dia! Era exatamente o que eu estava procurando! Amei!

    www.detudoentrdlinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Super interessante as dicas. Já fiz várias parcerias com empresas, mas tipo quando a empresa não me retorna, não fico mandando e mandando mais emails, pois fica muito chato entende. Mas é bem assim mesmo o que vc colocou no post. Bjsss
    www.paularopkevigano.blogspot.com

    ResponderExcluir